Escola Estadual Arthur Antônio Fernandes
Força-Tarefa – 7° Ano
Aluno(a):
______________________________________________________________________________
Turma:
__________________________________________________ Data: _____/_____/___________
1 - Leia o texto abaixo:
A beleza total
A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os
espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da
casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes.
Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto,
partiu-se em mil estilhaços.
A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos
condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um
engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado
logo para casa.
O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à
janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o
mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.
Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino
fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar
puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua
beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de
Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando
no salão fechado a sete chaves.
ANDRADE,
Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
O conflito central do enredo é
desencadeado:
A) pela extrema beleza da
personagem.
B) pelos espelhos que se
espatifavam.
C) pelos motoristas que paravam o
trânsito.
D) pelo suicídio do mordomo.
2 - Leia o texto abaixo:
O
cabo e o soldado
Um cabo e um
soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada
em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.
Não
conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
— Eu sou irmão
da vítima.
Todos olharam
e logo o deixaram passar.
Quando chegou
ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser
atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
— Ora essa, o
parente é seu.
Revista
Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.
No texto, o traço de humor está no
fato de:
(A) o cabo e um soldado terem
dobrado a esquina.
(B) o cabo ter ido verificar do
que se tratava.
(C) todos terem olhado para o
cabo.
(D) ter sido um burro a vítima do
atropelamento.
3_ Leia o texto para responder
a questão abaixo:
Boa
Ação
(...) De
repente, zapt, a cusparada veio lá do alto do edifício e varreu-lhe o braço
direito que nem onda de ressaca. Horror, nojo, revolta: no meio das três
sensações, o triste consolo de não ter sido no rosto, nem mesmo no vestido.
Como limpar
“aquilo” sem se sujar mais? Teve ímpeto de atravessar a rua, a praia, meter-se
de ponta cabeça no mar. Depois veio a ideia de entrar no primeiro edifício,
apertar a primeira campainha, rogar em pranto à dona da casa: “Me salve desta
imundície!”
ANDRADE,
Carlos Drummond de. Boa ação. In: Seleta em prosa e verso. Rio de
Janeiro: José Olympio, 1971.
O uso das aspas no trecho “Me salve desta
imundície!” revela:
(A) a revolta pela situação
vivida.
(B) a intenção de fala do
personagem.
(C) o destaque dado a palavras do
texto.
(D) o estranhamento da personagem
diante do fato
4- Leia o texto abaixo.
POP
II – PARCERIAS COM PAVAROTTI
Os duetos de
Luciano Pavarotti (1935-2007) já são um clássico do pop artístico mundial. Mas
é a primeira vez que eles saem juntos e revelam momentos preciosos em
interpretações díspares, sim, mas sempre interessantes. De Elton John a Bono,
passando por Eurythmics e Frank Sinatra (com quem canta My Way), a voz
dos outros digladia-se com o espantoso alcance da de Pavarotti. “Sua voz clara
e original foi um modelo para os tenores do pós-guerra”, escreve o New York
Times, “em performances carismáticas”, afi rma a BBC.
Pavarotti
– The Duets, Luciano Pavarotti, Eric Clapton, Bono, Elton John e Sting
entre outros.
Revista
da Semana, nº 46. São Paulo: Editora Abril,
novembro
2008. p 21.
No trecho “(com quem canta My
Way)”, a expressão destacada refere-se a:
A) Elton John.
B) Bono.
C) Eurythmics.
D) Frank Sinatra.
5- Leia o texto abaixo:
A
função da arte
Diego não
conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para
o Sul.
Ele, o mar,
estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o
menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito
caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar,
e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando
finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
– Me ajuda a
olhar!
GALEANO,
Eduardo. O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno 5ª ed. Porto Alegre:
Editora L & PM, 1997.
O menino ficou
tremendo, gaguejando porque:
(A) a viagem
foi longa.
(B) as dunas
eram muito altas.
(C) o mar era
imenso e belo.
(D) o pai não
o ajudou a ver o mar.
6 - Leia o texto abaixo.
Menino brinca de boneca?
Desde cedo, as
meninas vão aprendendo que têm que ser quietinhas e boazinhas. A se comportar
como mocinhas.
“Ah! Não fica
bem menina ficar correndo e pulando. Isso é coisa de menino.”
Ou então,
qualquer coisa, chame o seu irmão!”
– Por que tem
sempre que chamar o seu irmão, um menino, para tomar conta das meninas? [...]
Muita gente
fica falando: ”menino não brinca de boneca!”
Mas de boneco
tipo He-man, Rambo, Thundercats, pode. Já notaram?
RIBEIRO,
Marcos. Menino brinca de boneca? Rio de Janeiro: Salamandra, 1990.
No trecho “A se comportar como
mocinhas.” a palavra destacada exprime a ideia de:
A) adição.
B) comparação.
C) conclusão.
D) tempo.
7 -Leia o texto abaixo.
A gansa dos ovos de ouro
(Fábula de Esopo recontada por Ana Maria Machado)
Era uma vez um
casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase
todo dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo
ele começaram achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo
daqueles por hora ou a todo momento que eles quisessem. Falavam nisso sem
parar, imaginando o que fariam com tanto ouro.
- Que bobagem
a gente ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho... Ela deve
ter dentro dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o
que a gente precisava.
- Isso mesmo.
Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra
nós, não precisa mais da gansa.
- E... Era
melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico.
E resolveram
matar a gansa para pegar todo o ouro.
Mas dentro não
tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa,
gordura...
E eles não
pegaram mais ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.
A palavra Isso
marcada no texto se refere a:
(A) Um
pouquinho de tempo de que o casal precisava para cuidar da gansa.
(B) A bobagem
de achar que dentro da gansa tinha ouro.
(C) Um modo de
produzir ouro.
(D) Uma
maneira menos cruel de matar a gansa
8-
Leia o texto abaixo:
O homem que entrou pelo cano
Abriu a
torneira e entrou pelo cano. A princípio incomodava-o a estreiteza do tubo. Depois se acostumou. E, com a água, foi
seguindo. Andou quilômetros. Aqui e ali ouvia barulhos familiares. Vez ou outra
um desvio, era uma seção que terminava em torneira.
Vários dias
foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era
interessante.
No primeiro
desvio, entrou. Vozes de mulher. Uma criança brincava.
Então percebeu
que as engrenagens giravam e caiu numa pia. À sua volta era um branco imenso,
uma água límpida. E a cara da menina aparecia redonda e grande, a olhá-lo
interessada. Ela gritou: “Mamãe, tem um homem dentro da pia”.
Não obteve
resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu
pelo esgoto.
BRANDÃO, Ignácio de
Loyola. Cadeiras Proibidas. São Paulo: Global, 1988, p. 89.
Na frase
“Mamãe, tem um homem dentro da pia.” (ℓ. 9), o verbo empregado representa, no
contexto, uma marca de:
(A) registro
oral formal.
(B) registro
oral informal.
(C) falar regional.
(D) falar
caipira.
QUESTÃO
|
ALTERNATIVAS
|
|||
01
|
A
|
B
|
C
|
D
|
02
|
A
|
B
|
C
|
D
|
03
|
A
|
B
|
C
|
D
|
04
|
A
|
B
|
C
|
D
|
05
|
A
|
B
|
C
|
D
|
06
|
A
|
B
|
C
|
D
|
07
|
A
|
B
|
C
|
D
|
08
|
A
|
B
|
C
|
D
|
1 - Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa – A
2 Identificar efeitos
de ironia ou humor em textos. D
|
3 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e
de outras notações. B
|
4 - Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto. D
5 - D12 - Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos
do texto. C
|
6 - D11 – Reconhecer relações
lógico discursivas presentes no texto marcadas por conjuntos, advérvios, etc.
B
|
7 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do
uso de recursos ortográficos e morfossintáticos. C
|
8- Identificar marcas linguísticas que evidenciam o
locutor e o interlocutor de um texto. B
|
GABARITO
1 – A
6 - B
2 – D
7 - C
3 – B
8 - B
4 – D
5 – C
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