- PROJETO DE
LEITURA -
ESCOLA: E. E. ARTHUR ANTÔNIO FERNANDES
TÍTULO: SACOLA LITERÁRIA INTINERANTE
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DOS ANOS
FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PERÍODO: AGOSTO A DEZEMBRO 2014.
DURAÇÃO: 04 MESES
RESPONSÁVEIS: Bibliotecárias e
professores em geral.
APOIO: toda equipe escolar.
JUSTIFICATIVA:
Percebemos que a realidade
atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como
computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e
a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por
conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário
precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos,
poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos
conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário
que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito
para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão
necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa
e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande
dificuldade de nossos alunos em compreender, onde só se obtêm êxito quem tiver
por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser
humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os
sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os
conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser
dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe
pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o
Gosto pela leitura, o amor
ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno
deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências
necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de
leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe
pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar,
julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio
de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe
docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua
oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura,
faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na
escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte
totalmente novo.
OBJETIVO
GERAL:
Fomentar competências leitoras
em nossos alunos para que os mesmos se tornem leitores competentes,
estimulando-os na produção de variedades de gêneros textuais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
● Despertar o prazer da
leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
● Promover o desenvolvimento
do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
● Possibilitar o acesso aos
diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a
leitura e a escrita;
● Estimular o desejo de
novas leituras;
● Possibilitar a vivência de
emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
● Possibilitar produções
orais, escritas e em outras linguagens;
● Proporcionar ao indivíduo
através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e
culturais.
DESENVOLVIMENTO:
1º
MOMENTO:
● Reunião com os
professores, para esclarecimentos sobre o projeto e sugestões;
● Ações de motivação sobre a
importância do ato de ler através da exposição de frases educativas no pátio da
escola. O cronograma para o dia de
leitura foi pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e
professores, ocorrendo semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem
material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os
professores poderão oferecer aos alunos, gêneros textuais variados: poesia,
piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos
informativos, etc. e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico;
● Os alunos através do
incentivo dos professores da disciplina de Língua Portuguesa participarão de um
concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”, da seguinte
forma: 6º e 7º Anos: premiação para os três melhores slogans, 8º e 9º Anos:
premiação para as três melhores poesias e premiação para as três melhores
charges;
● Além disso, serão
realizados momentos de palestras para os alunos, com Profissionais capacitados,
visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura;
● Fazer apresentações de
teatros e exposições da sacola literária itinerante no mês de outubro, dia
mundial do livro;
● Sensibilizar o aluno a
participar de todas as atividades no decorrer do projeto; inclusive criação de
tetros após a leitura dos livros.
2º
MOMENTO:
● Divulgar os alunos nota 10
que leram mais livros.
● Criar ficha de leitura,
onde o aluno descreve o livro lido, autores, ilustração, personagens da
história e a ideia principal da história lida;
● Ficha de avaliação
diagnóstica, onde o professor testa o nível de desenvolvimento da leitura,
interpretação e escrita do aluno;
● Estimular o uso da biblioteca,
tanto para empréstimo de livros aos alunos, como a realização de trabalhos
orientados pelo professor;
● Implantar a visita semanal
das sacolas literárias itinerante, para que os alunos façam a hora da leitura
em sala de aula.
3º
MOMENTO: CULMINÂNCIA
● No mês de outubro na
semana nacional da Literatura, convocar toda a comunidade escolar e fazer
exposições dos trabalhos produzidos no decorrer do projeto de leitura.
● O professor de Língua
Portuguesa, com o apoio dos demais professores, organizará uma exposição com os
trabalhos realizados durante a execução do projeto. O professor de artes
juntamente com os demais professores, organizará uma apresentação teatral, para
apresentar a comunidade. (Pais e demais funcionários da escola).
4º
MOMENTO: CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura
acontecerá de Agosto a Dezembro de 2014, sendo 02 aulas de leitura semanal, sempre
intercalada para que não haja interferência nas disciplinas, bem como em seus
conteúdos. O concurso acontecerá no mês de Outubro durante as aulas, e os
melhores trabalhos serão premiados com livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário