segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Projeto Agenda Literária II

Com objetivo de melhorar as práticas de leitura e incentivar os alunos a se transformarem em leitores críticos e competentes, iniciou-se neste mês de agosto, mais uma etapa do projeto Agenda Literária II. A escola foi transformada em um ambiente de leitores, foram espalhadas diversas frases de pensadores no pátio para apreciação e leitura dos alunos, em sala de aula, começaram  as rodas de leitura com as visitas das sacolas literárias. Neste ano, as rodas acontecem no 1° e 2° horários nos três turnos com o envolvimento de toda equipe escolar.


- PROJETO DE LEITURA -
ESCOLA: E. E. ARTHUR ANTÔNIO FERNANDES
TÍTULO: SACOLA LITERÁRIA INTINERANTE
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PERÍODO: AGOSTO A DEZEMBRO 2014.
DURAÇÃO: 04 MESES
RESPONSÁVEIS: Bibliotecárias e professores em geral.
APOIO: toda equipe escolar.
JUSTIFICATIVA:
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender, onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o


Gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
OBJETIVO GERAL:
Fomentar competências leitoras em nossos alunos para que os mesmos se tornem leitores competentes, estimulando-os na produção de variedades de gêneros textuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
● Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
● Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
● Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita;
● Estimular o desejo de novas leituras;
● Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
● Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
● Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais.
DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO:
● Reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e sugestões;

● Ações de motivação sobre a importância do ato de ler através da exposição de frases educativas no pátio da escola.  O cronograma para o dia de leitura foi pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros textuais variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc. e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico;
● Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Língua Portuguesa participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”, da seguinte forma: 6º e 7º Anos: premiação para os três melhores slogans, 8º e 9º Anos: premiação para as três melhores poesias e premiação para as três melhores charges;
● Além disso, serão realizados momentos de palestras para os alunos, com Profissionais capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura;
● Fazer apresentações de teatros e exposições da sacola literária itinerante no mês de outubro, dia mundial do livro;
● Sensibilizar o aluno a participar de todas as atividades no decorrer do projeto; inclusive criação de tetros após a leitura dos livros.
2º MOMENTO:
● Divulgar os alunos nota 10 que leram mais livros.
● Criar ficha de leitura, onde o aluno descreve o livro lido, autores, ilustração, personagens da história e a ideia principal da história lida;
● Ficha de avaliação diagnóstica, onde o professor testa o nível de desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita do aluno;
● Estimular o uso da biblioteca, tanto para empréstimo de livros aos alunos, como a realização de trabalhos orientados pelo professor;
● Implantar a visita semanal das sacolas literárias itinerante, para que os alunos façam a hora da leitura em sala de aula.
3º MOMENTO: CULMINÂNCIA
● No mês de outubro na semana nacional da Literatura, convocar toda a comunidade escolar e fazer exposições dos trabalhos produzidos no decorrer do projeto de leitura.
● O professor de Língua Portuguesa, com o apoio dos demais professores, organizará uma exposição com os trabalhos realizados durante a execução do projeto. O professor de artes juntamente com os demais professores, organizará uma apresentação teatral, para apresentar a comunidade. (Pais e demais funcionários da escola).

4º MOMENTO: CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura acontecerá de Agosto a Dezembro de 2014, sendo 02 aulas de leitura semanal, sempre intercalada para que não haja interferência nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. O concurso acontecerá no mês de Outubro durante as aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário