sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Projeto Recuperação da Aprendizagem

Escola: Escola Estadual Arthur Antônio Fernandes
Email: escolaarthurferandes@yahoo.com.br
Diretor: Daniel Celestino Jardim
Endereço: Avenida Oscar Murta, 463
Município: Coronel Murta, Minas Gerais
SRE: Araçuaí
Autores:
Maria Ediane Jardim Silva e-mail: edianejardim@yahoo.com.br
Alessandra Jardim Santos e-mail: alessandrajardim59@yahoo.com
Título: Recuperação da Aprendizagem
Introdução:
A Escola Estadual Arthur Antônio Fernandes, integrante da rede estadual de ensino, está localizada à Avenida Oscar Murta, 463 Centro de Coronel Murta – Minas Gerais, onde atende estudantes de 6° ao 9° das séries finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta escola objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso. Sendo assim, suas ações são pautadas na garantia destes dispostos. Sua clientela é formada por alunos das diversas camadas sociais, moradores da zona urbana e rural deste município, com variedades de valores éticos e culturais.
O presente projeto nasceu da necessidade de possibilitar o sucesso do aluno na superação das defasagens, evitando que o mesmo avance para o ano escolar seguinte, com progressão parcial, zelando para que esse princípio não seja confundido com promoção automática e que “o combate à repetência não se transforme em descompromisso com o ensino-aprendizagem”. No início do ano de 2011, a Equipe Escolar percebeu que havia um grande número de alunos com progressão parcial e que o índice de reprovação havia elevado. Desta forma, a escola iniciou o projeto de Recuperação da Aprendizagem, focado em grupos de estudos para garantir os direitos de aprendizagem dos alunos e a regularidade de sua vida escolar. Este projeto hoje se transformou em uma prática que é acompanhada e monitorada pelas Especialistas.
Descrição da experiência:
A dinâmica do projeto parte do pressuposto que todo aluno é capaz de aprender algo. Mediante isto, criou-se a Semana da Recuperação da Aprendizagem que antecede a reunião do Conselho de Classe. Nesta semana, todas as disciplinas planejam atividades de intervenção pedagógica para serem aplicadas em grupos. Após esse trabalho, os professores aplicam novas avaliações para os alunos com dificuldade de aprendizagem. A organização dos grupos da recuperação segue a seguinte ordem:
Cronograma da semana de recuperação:
1° Dia
Grupo 1 – Conteúdo B.                  Grupo 4 – Novos desafios
Grupo 2 – Conteúdo C.                  Grupo 3 – Conteúdo A
2º Dia
Grupo 1 – Conteúdo B.                 Grupo 3 – Conteúdo A
Grupo 2 – Conteúdo C. (duplas e trios com conhecimentos diferentes) e Grupo 4 – Novos desafios        
3° Dia
Grupo 3 – Conteúdo A e Grupo 2 – Conteúdo C
Grupo 1 – Conteúdo B.
 Grupo 4 – Novos desafios
4° Dia – Os grupos 1 e 2 e 3 separados e grupos 4 realizam atividades com novos desafios.
5° Dia – Nova avaliação.
Nesta semana os professores planejam atividades de acordo com as dificuldades dos grupos, nos três primeiros dias os alunos do grupo 4 são monitores de um dos grupos. Para dar conta das diferentes demandas, foi necessário planejar detalhadamente cada aula de recuperação, prevendo tarefas para todas as equipes, com sequências didáticas ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada uma delas.
Reflexões sobre o trabalho:
Ao final do ano de 2011 o índice de reprovação foi reduzido, já os alunos em progressão parcial não existem mais na escola. Os indicadores de distorção idade-série, vem reduzindo ano, após ano. Hoje, todos os esforços são para que o aluno aprenda no tempo certo, são realizadas várias atividades em grupos para a recuperação da aprendizagem, o trabalho que se iniciou em 2011, atualmente constitui-se, uma prática do professor, sem necessidade de um projeto para que ela aconteça. Ao final de cada bimestre, o professor revê sua prática de ensino e planeja novas atividades para superar dificuldades dos alunos. Todo o trabalho é monitorado e acompanhado pelas especialistas, que visitam as salas de aula e fazem o registro fotográfico da prática, além disso, no Conselho de Classe, todas as ações propostas no bimestre são discutidas.

Bibliografia
http://revistaescola.abril.com.br/formacao
                                                                                                                                                                                
  

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